sábado, 5 de outubro de 2019

REFLEXÃO MASSIFICADA

REFLEXÃO MASSIFICADA
(um golpe na inteligência de vanguarda)

Pra pensar, não faço no "modo coletivo"
Considero que, por eu ter virado tantas páginas de livros, revistas, hoje alguns empilhados...
Ter interagido com tanta gente importante, maravilhosa, me ajudando a virar outras tantas páginas na vida...
Eu teria agora uma opinião própria acerca de assuntos diversos e rotineiros.
Notadamente aqueles que muitos insistem em debater.
Quem sabe para me converter às correntes que enxergo traiçoeiras ou simplesmente por um estranho prazer?
Brigando por certezas que não conferem com as minhas.
Então o problema é comigo?
Há garantias que eu esteja equivocado?
Se a intenção é fazer a minha cabeça...
Esqueça.
Podem me bater, me chacoalhar
Me obrigar a repetir frases de efeito mil vezes num caderno de caligrafia.
Ainda assim, minha propriedade cultural não se dissiparia, sequer se afetaria.
Apenas para dar lugar à "verdades" impostas,
Revelo a solidez das minhas, quase em vão
Que são tambem frágeis às mudanças
Mas não à conversão de valores fundamentais!
A autonomia é o destino dos que buscam
E eu já estou chegando lá, penso.
Por exemplo, adquiri conceitos acerca da liberdade que talvez a grande massa nem sonhe imaginar
Estes tratam de direitos humanos que todos os homens são pares
Que a autoridade verdadeira é taosomente moral
Que não devemos ser subjugados,
Menos ainda oprimidos
Repetindo, somos todos iguais!
O tempo das tribos já se fora
Sei, vão agora me chamar de comunista
Pode ser, não ligo
Isso não me ofende, mas infelizmente rotula
Rotular é injusto e limitador, não acha?
Conheço um pouco do assunto: comum à todos.
Um pouco mais ousado que a maioria,
que aprende através de manchetes e fontes altamente duvidosas.
Dos "zés povinhos" que apoiam a violência em diversas facetas, erguendo bandeiras que realmente deprimem.
A máxima que diz, a voz do povo é a voz de Deus, tem que ser revista!
"Não se combate a treva com a treva
Somente a luz pode fazer isso", lembra?
Torturas, lixamento, pena de morte...
Cuidado com o risco de formar uma consciência conflitante com o que se ouve ou lê ao buscar a espiritualidade!
Recuse-se a vestir o uniforme dos pensadores uniformes!
Eu, do meu lado, apenas busco ser gente.
Gente na forma mais humana e possivel do ser, com meus erros, dissabores, tristezas e, solidão.
E por que não alegrias, prazeres, religiosidade?...
A sabedoria deve ser uma busca constante e pode ser comparada a estar a bordo de um barco situado no meio do oceano, onde se vê a linha do horizonte pra tudo que é lado,
E quanto mais se navega numa direção, mais se vê que há tanto mais para navegar.
Mas tem que navegar e não se entregar às correntezas.
O conhecimento vem do pensar e pesquisar,  do pesquisar e pensar.
Não há limite para isso
O limite? Somos nós mesmos que o colocamos, lá naquele cantinho, para nos atrapalhar na hora certa.
Quase sempre se faz de forma involuntária.
Eu quero propor agora, o respeito.
E uma discussão limpa e saudável.
Colaborativa.
Aí sim, eu faria com gosto!
Aprendendo e ensinando.
E a saúde da interatividade, ó!...
Caminhando de boa.

VBrito

Nenhum comentário:

Postar um comentário